quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Civet de porco ao vinho tinto

Estou falida! Sim, esta é a minha realidade no momento. Sem um tostão no bolso, eu não tive como ir ao mercado esta semana. Mas a felicidade mora na busca de ingredientes na geladeira e despensa. Na verdade, a felicidade encontra-se no encontrar!
Fui à miniadega dos meus pais e consegui localizar o último vinho tinto seco da casa. Um achado e tanto. Algo que só acontece uma vez na vida! Eu garanto.
Encontrar este vinho foi perfeito, não porque eu sentisse que precisava encher a cara, mas porque me lembrei que meu pai havia comprado bifes de pernil que estavam na promoção no início da semana. Os dois eram itens essenciais para o preparo dessa receita maravilhosa de ensopado de carne suína. Os franceses são mesmo sortudos. Julie Child tem razão. Ter comida francesa a mesa todos os dias é uma sorte e tanto!
Parti à limpeza dos meus bifes de pernil recém-descongelados. Como não almocei hoje, fiquei com água na boca lendo a receita e resolvi que precisava prepará-la o quanto antes. Sei que é meio cedo para jantar, mas eu sou gulosa mesmo. Admito sem vergonha alguma!
Neste momento a carne já está quase pronta na panela. Não sou do tipo que come enquanto cozinha, mas não resisti e belisquei. Isso foi ótimo, já que percebi que faltava ainda um pouco de sal na carne. Meu Deus... Que sabor divino! Adoro carne suína. É a minha favorita!
A receita pede também uma quantidade exorbitante de cebola: seis. As fatiei e dessa vez elas não me fizeram chorar. Recordei a piadinha de uma amiga especial. Desta vez não precisei cantar pra elas “Chorando se foi quem um dia só me fez chorar!”.
Fritei em uma caçarola elétrica o bacon, escorri e usei a gordura para fritar os bifes (a receita - vocês poderão notar - pede carne em cubos e toucinho salgado, mas na atual situação precisei improvisar). Polvilhei trigo, deixei cozinhar um pouco e temperei com sal, pimenta moída e cheiro verde picado. Acrescentei também o bacon e as cebolas.
A melhor parte é sempre quando mergulhamos tudo isso no vinho. Não sou fã da bebida, não sei bem por que, mas amo o sabor que ele é capaz de doar a carne. Especialmente o aroma que ele exala logo que o jogamos na caçarola quente. Perfeito!
O ensopado de porco (Civet de porco) deve cozinhar por 1 hora. Assim o vinho terá tempo de encorpar e a carne fica bem macia e suculenta. Mergulhei uma fatia de pão francês no molho fervente... Hummmm. Divino! Ninguém aqui em casa saboreou ainda, apenas eu. Mas se confiam na minha palavra, ficou magnífico.

Prato feito. Servido apenas para minha pessoa. Bon appétit!







Nenhum comentário:

Postar um comentário