sábado, 7 de setembro de 2013

Massa para talharim, canelone ou lasanha

Cozinhar é realmente uma arte! E o melhor de tudo: você interage com ela. Comer bem e comer sempre!
Hoje eu trago uma receita maravilhosa de massa para receita de pastas em tira. Escolhi cortar em tiras finas, para fazer o talharim, mas ela pode ser usada também no canelone e na lasanha.
A escolha dessa receita para hoje foi inspirada no meu querido professor de faculdade Carlos Alberto Zanotti. Descendente de italianos, e apaixonado por culinária, ele me convidou há alguns meses para sua festa de aniversário, na qual serviu uma belíssima e deliciosa lasanha de massa verde. Tudo feito em casa por ele mesmo. Fiquei apaixonada pelo prato e tentada a aprender a fazer massa de pasta caseira.
Com o início do projeto e a compra do Larousse, dediquei algumas horas a escolha dos primeiros pratos do blog. Não imaginam como fiquei maravilhada ao descobrir que, entre as 1800 receitas do livro, lá estava a de massa para lasanha, canelone e talharim. Resolvi então dedicar o último dia da primeira semana de postagem do “500 dias com a PanEla” à narrativa da produção dessa divina pasta – ao menos eu espero que fique divina, pois ainda não posso prová-la.
A massa de pasta reúne pouquíssimos ingredientes: 200g de farinha de trigo para cada 2 ovos, água e sal. Mesmo assim eu consegui esquecer de acrescentar o sal a mistura. Trabalhar na cozinha de ressaca não é a melhor das experiências. Mas eu mereci passar mal hoje. Depois de meses sem tomar cerveja, saí ontem e virei logo três. Conclusão: a primeira ressaca da minha vida. Estou de parabéns no quesito viver perigosamente!
Deixei a massa descansar na geladeira, coberta com plástico filme, por uma hora. Retirei, separei a bola de massa em duas partes - tentei dar uma salpicada de sal nela para disfarçar o erro da primeira etapa - e abri com um rolo sobre a mesa enfarinhada. Com a massa em 3mm de espessura, usei uma carretilha para cortá-la. Infelizmente eu não tenho uma mão muito firme, então, como consequência, produzi tiras lindas em seu comprimento, mas horríveis no acabamento. Elas enlarguecem e afunilam diversas vezes. Coisa linda de se ver.
Massa cortada, agora preciso esperar que descanse por duas horas. Vou então conservá-la na geladeira até amanhã, quando pretendo cozê-la e servi-la acompanhada por um molho. Não cometam o mesmo erro ridículo que o meu, deixando as tiras umas sobre as outras, pois assim elas grudarão durante a secagem. Passe-as pela farinha de trigo e una 5 ou 6 em grupos para formar os ninhos (é mais fácil de guardar assim do que esticadas). Fico por aqui. Até amanhã!

Prato feito, mas ainda não servido. Guardarei para amanhã o Bon appétit!







Nenhum comentário:

Postar um comentário