sábado, 5 de outubro de 2013

Panqueca de banana com pera

Tem dias que a gente acorda pedindo fé a Deus, desejando que ele esteja ao nosso lado e vai a busca dele em todos os lugares. Ainda estou em dúvida se ele conseguiu me ouvir, mas espero que o tenha. Pedi por tantas coisas, por pessoas que não conheço, mas que quero tão bem... Hoje fui uma mescla de ser egoísta e altruísta. Nem me reconheço mais.
Como é meu costume, tentei passar no meu texto uma pequena reflexão sobre o que sinto, aquilo que levo pra cozinha no meu coração. Acredito que tudo isso interfere no resultado da receita. De espírito anuviado fica muito difícil cozinhar. O coração pesa, a mão vai pelo mesmo caminho. Sorte que para hoje escolhi um prato que carrego comigo há vários anos, fruto de experiências da hora do café da tarde com minhas irmãs: a panqueca de banana.
Com o passar do tempo eu fui alterando esta receita de acordo com as minhas preferências ou levando em consideração os ingredientes que tinha em mãos. Então, deixe sua mente livre para criar também!
Há alguns anos a receita de panqueca aqui de casa era bem simples, mas hoje eu já acrescentei vários itens a ela na hora de servir. Anotem os ingredientes da massa (serve 4 pessoas):
- 2 ovos;
- 2 bananas nanicas;
- 1/2 xícara de açúcar;
- 1/2 xícara de leite;
- 10 colheres de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- uma pitada de canela em pó ou uma colher de sobremesa de essência de baunilha.
A primeira coisa a fazer é bater bem os ovos. Acrescente então o açúcar e a manteiga e misture bem. Amasse as bananas com um garfo – elas precisam estar bem maduras para não cortar a massa – e una-as aos demais ingredientes. Acrescente então a farinha de trigo e o leite e mexa bem com o auxílio de um fouet, para assim eliminar qualquer grumo que tenha se formado. Junte a baunilha ou a canela. Neste ponto a massa estará pronta. Ela deve ficar em ponto de massa de bolo.
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio, coloque um pouco de manteiga para derreter e vá preparando as panquecas: pegue uma porção de massa com uma concha, despeje no centro da frigideira e espalhe em movimentos circulares. Quando a massa estiver bem cozida, vire para dourar de ambos os lados. Vá reservando as panquecas em uma travessa para servir.
Eu e minha irmã mais nova adoramos comer as panquecas de banana com bastante leite condensado como cobertura. Eu, particularmente, também adoro acrescentar lâminas de pera ou maçã e uma pitada de canela. Também acho agradável com cerejas. Nesse ponto o que manda é sua criatividade e o seu paladar.

Prato feito. Prato servido. Bon appétit!






Nenhum comentário:

Postar um comentário