sábado, 12 de outubro de 2013

Pizza de brócolis e couve-flor com molho de queijo


Passar mal a noite inteira não faz a gente ter muito pique de cozinhar, especialmente quando ver a comida aumenta ainda mais a ânsia. Mas ok. Hoje estamos na contagem regressiva para aquela pausa no blog que contei no último post. Isso está me magoando, mas é necessário.
Desculpem começar o texto falando de doença, mas não tinha como evitar, já que a escolhe do prato de hoje foi motivada por esse fato. Como não estou em condições de ir ao mercado, optei por fazer uma receita bem simples de massa de pizza que tem no livro de culinária da minha mãe que mais gosto. Essa massa é super fácil e não precisa descansar. Isso é perfeito, já que não tinha tempo para uma massa mais elaborada.
Em uma tigela peneire a farinha de trigo com sal e fermento químico em pó. Sim, é o químico mesmo, eu não escrevi errado. Aquele fermento próprio para massas de bolo. E aí está o segredo dessa massa. Se usasse fermento biológico, precisaria ficar horas descansando e dependeria de um clima quente.
Fiz uma abertura no centro da farinha e coloquei o leite e o óleo. Aí então basta misturar tudo com as mãos e formar uma bola com a massa. Vocês verão aí que a receita original indica que se abra a massa com um rolo e depois coloque na forma, mas como já a fiz diversas vezes, descobri que é bem mais prático untar a forma com óleo e já modelar a massa, com as mãos, dentro dela mesmo.
Com a massa pronta e disposta na forma, parti ao preparo da cobertura. Em uma olhada na geladeira, encontrei couve-flor, brócolis, queijo mussarela, requeijão e queijo gruyère. Com tudo isso em mãos, parti para o fogão. Em uma panela eu fervi água e coloquei alguns pedaços de brócolis e couve-flor para cozer, com sal. Em outra panela eu coloquei um pouco de manteiga, misturei com farinha de trigo e fui dando sequencia ao preparo do molho bechamel, com o qual já trabalhamos diversas vezes. Com o molho pronto e temperado com pimenta do reino, noz moscada e sal, fui acrescentando os queijos: 2 colheres de requeijão cremoso, 50g de queijo gruyère em cubos, 50g de mussarela em cubos. Mexa bem enquanto vai acrescentando para que fiquem bem diluídos no molho branco.
Em uma frigideira derreti uma colher de manteiga e dourei cinco cogumelos champignon fatiados.  Reservei.
Agora bastava montar a pizza: coloquei metade do molho sobre a massa, com exceção das bordas, cobri com o brócolis, a couve-flor e os cogumelos e na sequencia o restante do molho. Como acabamento, polvilhei um pouco dos dois queijos ralados e orégano seco esmagado entre as mãos.
Levei ao forno pré-aquecido a 200°C por 25 minutos e prontinho: uma pizza quentinha e saborosa, da qual eu comi apenas uma fatia que espero que pare no meu estômago.
Prato feito. Prato servido. Bon appétit!










3 comentários:

  1. hum...claro q vou levar a receita né prima?perfeita....para a Na...prá mim também...rs....deu água na boca....bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou prima. Faça sim. Ela vai amar!!!
      PS.: estou bem sim... deve ter sido algo que comi na rua. Preciso tomar mais cuidado!

      Excluir