quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Risoto de frango

Sou o tipo de pessoa extremamente curiosa. Aposto que vocês conhecem alguém bem assim com eu. Sendo assim, vivo fazendo perguntas para as pessoas, escolhi ser jornalista pra poder perguntar ainda mais e agora estou aqui tendo que sobreviver sem muitas perguntas, já que meu material de suporte é um livro. Mas tudo bem, as vezes ele consegue me esclarecer algumas dúvidas!
Depois que preparei o primeiro risoto - oficial - da minha vida aqui para o blog fiquei super empolgada para experimentar diversos acompanhamentos para o arroz arbóreo. E aí está. A tentativa dessa vez foi com peito de frango. Fui ao Larousse atrás de respostas sobre a melhor forma de fazer esta experiência e aqui está o resultado.
Anote os ingredientes que você precisará para reproduzir esta receita:
- 1 peito de frango desossado
- 1 ½ xícara de arroz arbóreo (para risoto)
- 1 cubo de caldo de galinha
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 2 colheres de salsa e cebolinha picadas
- sal e pimenta
O primeiro passo é cortar o peito de frango em pequenos cubinhos, de cerca de 1cm. Tempere o frango com uma pitada de sal, pimenta moída e os alhos picados. Coloque em uma caçarola com azeite aquecido e deixe cozinhar um pouco, até que a água da carne seque.
Coloque o arroz em uma peneira e lave em água corrente. Deixe escorrer e reserve. Acrescente o caldo de galinha ao frango e coloque cerca de 5 xícaras de água. Deixe ferver e acrescente o arroz.
O risoto demora entre 15 e 20 minutos para cozer. Fique atento, já que os grãos devem ficar al dente. No meio do cozimento acrescentei a colher de extrato de tomate e corrigi o tempero. Quando o risoto estiver pronto, misture a salsa e a cebolinha, desligue o fogo e sirva em seguida.
Optei por ralar um pouco de queijo gruyère e servir sobre o risoto. Sobre ele dispus também um pouco de manjericão seco. O aroma fica muito agradável.
É bastante comum ver em receitas pela internet o uso de creme de leite, mas o arroz apropriado dispensa esse ingrediente, já que o amido do grão arbóreo já faz o papel de engrossar e deixar o creme do risoto com uma textura e cor bem agradáveis.

Prato feito. Prato servido. Bon appétit!






Nenhum comentário:

Postar um comentário