terça-feira, 1 de outubro de 2013

Salada de atum e grão-de-bico

Terceiro dia de enxaqueca e eu já não aguento nem ficar de pé direito. A consequência de tudo isso é que estou recorrendo ao meu arquivo de receitas para ocasiões de Apocalipse zumbi. Sim, isso mesmo. Tenho algumas receitas preparadas em arquivo para uma eventual impossibilidade de cozinhar.
Acredito que hoje, estando totalmente zonza, com vontade de vomitar e sem nenhum remédio que consiga aliviar tanta dor, seja o mais próximo que chegarei da situação citada acima.
Resolvi então postar a salada de atum e grão-de-bico, a primeira que fiz pensando nesse arquivo de emergência. Ela exige o cumprimento de algumas etapas chatinhas, mas é bem simples de fazer. Tanto que está na sessão de cozinha rápida do Larousse.
A primeira coisa a fazer é separar algumas berinjelas, lavar e cortar em lâminas finas. Disponha tudo em uma forma de alumínio grande , sem fazer camadas. Regue com azeite e leve ao forno por cerca de 15 minutos. No meio desse tempo vire as lâminas. Nesse processo ela vai ficar bem cozidinha e vai ficar levemente desidratada. Reserve.
Caso você queira mesmo consumir rapidamente essa receita, utilize grão-de-bico em conserva. Digo isso porque esse grão demora demais para cozinhar. Coloquei em uma panela com água fervente salgada e esperei mais de uma hora. Muito irritante mesmo.
Em uma tigela, disponha o atum em lata já escorrido e amassado, tomates cerejas cortados em cruz, o grão-de-bico e a berinjela desidratada. Misture bem.
Em outra tigela bata bem o vinagre coma mostarda, até que fique com uma consistência bem leve. Acrescente sal, pimenta, azeite e alho picado. Use esse molho para temperar a salada, misturando bem.
Para os que adoram azeitona, esta é a hora de agregar algumas a mistura. No meu caso passei bem longe delas. Sirva em seguida.
Como eu adoro colocar cheiro verde na salada, utilizei um pouco sobre ela. Ficou realmente maravilhoso. Vale a pena fazer, especialmente em dias corridos. Assim você comerá um prato fresquinho e saudável. Se você estiver com preguiça de fazer uma carne para acompanhar, acrescente a essa receita cubinhos de presunto e queijo.
Prato feito. Prato servido há alguns dias atrás. Bon appétit!









Nenhum comentário:

Postar um comentário