sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Salada mediterrânea de frango com champignon

Aposto que quando você ouve alguém falar em salada, logo vem à mente a imagem de uma grande tigela cheia de verduras e legumes frescos, picados ou ralados. Não é? Pois esta salada, como é possível notar pelo nome, foge e muito dessa convenção.
Composta, na maior parte, por frango e champignon, esta salada magnífica é extremamente fácil e prática, perfeita para um jantar corrido após um dia de trabalho. Exatamente o que eu precisava para hoje.
Para reproduzir esta receita você precisará de meio peito de frango sem osso (se for pequeno use um inteiro) cortado em tiras finas. Elas devem ser temperadas com limão, sal e alho amassado ou picado bem pequenino. Deixe-as mergulhadas no tempero e parta para o preparo dos cogumelos.
Separe 250 g de champignons, extraia os cabinhos e fatie-os. Já picados os champignons devem ser levados ao fogo, em pequenas porções. Use uma frigideira com um pouco de azeite e, sempre de olho para não queimar, doure as fatias de cogumelos. Reserve.
Como é de praxe, desta vez eu precisava de um ingrediente bem complicadinho de ser encontrado: o pignoli. Este item é uma semente, que algumas descrições pela web comparam ao sabor da noz, outros dizem que é incomparavelmente saborosa e de origem mediterrânea. Como eu odeio nozes, resolvi substitui o pignoli por uma pequena porção de soja texturizada.
Na mesma frigideira na qual eu dourei os cogumelos, derreti uma colher de sopa de manteiga e fritei nela a soja texturizada, até que ficasse dourada. Reservei e, também na mesma frigideira, preparei o frango. Despejei as tiras junto com o caldo do tempero na panela com azeite, deixei cozinhar um pouco e ao secar fui mexendo, para que ficassem douradas por igual.
Neste ponto restava apenas lavar, higienizar e secar a rúcula. Coisa demorada e chatinha, mas eu sobrevivi para contar.  Enquanto lavava a verdura, deixei umas duas colheres de uvas passas de molho em um copo de água morna, para reidratar. Dispus então as folhas no fundo de uma saladeira, temperei com um pouco de vinagre, azeite, sal e pimenta moída. Na sequência fui sobrepondo-as com as tiras de frango, os cogumelos fatiados, a soja texturizada e as uvas passas.
A receita foi aprovada sem ressalvas por mim e meus pais também gostaram bastante. Jantar leve e saboroso é o que há.
Prato feito. Prato servido. Bon appétit!












Nenhum comentário:

Postar um comentário