domingo, 13 de outubro de 2013

Salmão grelhado

Em clima de despedida do blog, resolvi fugir mais uma vez ao Larousse e sentir o preparo do prato. A gastronomia prega isso: o sentir. Receitas nem sempre são bem vindas. Isto porque, em muitos casos, elas se transformam em amarras que impedem a criatividade, o ser autoral.
Nunca tinha preparado Salmão na minha vida. Este é o meu peixe favorito, mas sempre me senti insegura demais para arriscar perder uma carne tão cara por um deslize. Em geral saboreava o salmão na culinária japonesa (que amo de paixão) e algumas vezes feito por uma irmã, assado.
Acordei logo cedo, o que é uma raridade para mim aos domingos, e fui ao mercado. O objetivo da empreitada: encontrar um salmão que não custasse os olhos da cara. Vou dar uma pausa no blog exatamente devido a problemas financeiros, então vocês devem entender meu lado neh?
No primeiro mercado eu comprei alguns itens que precisava para a salada tropical (decidi que este seria o acompanhamento do salmão) e rumei para a peixaria. Pânico, terror e aflição tomaram conta do meu ser. O quilo do peixe estava nas alturas. O filé fresco estava a R$45. Quase enfartei. Olhei com olhos de choro pra minha mãe e ela deu a ideia de ir a outro mercado. Pagamos tudo e partimos.
Chegando ao segundo mercado a surpresa maravilhosa: o peixe fresco estava, se inteiro, a R$25,00 e o filé a R$30,00. Já estava me preparando para fazer o pedido quando ouvi minha mãe me chamar lá da área de frios do mercado. Fui até ela e me deparei com uma promoção de salmão congelado.
Eu sei bem que não é a mesma coisa. O peixe fresco tem uma cor e sabor bem mais agradáveis, mas na minha atual situação financeira, delirei com o filé congelado a 18,90 o quilo. Comprei um pedaço de 1,6kg.
Voltei toda feliz para casa, com a certeza, indicada pela minha mãe linda, de que o peixe descongelaria rapidamente. E foi exatamente o que aconteceu. Já focada no preparo do meu prato de domingo, usei uma faca afiada para separar a pele da carne do salmão. Foi mais fácil do que eu imaginava. Felicidade por isso.
Assim que o peixe estava totalmente limpo, cortei fora a parte do filé que corresponde a barriga. O motivo? Esta parte é bem mais fina que o restante da peça, então, se a usasse nessa receita, teria pedaços de espessura irregular. Guardei essa parte para preparar outro dia, fatiei o restante do filé em postas de aproximadamente dois dedos e meio de largura e fui fazendo pequenos cortes rasos do lado externo e interno. Os cortes devem ser transversais e precisam se sobrepor. Juntos eles formarão pequenos losangos sobre os retângulos de salmão. Eles servem tanto para que o tempero entre com maior facilidade na carne, quanto para produzir um desenho interessante na carne grelhada. Reservei.
Em uma bacia larga eu misturei 200ml de vinho branco, o suco de dois limões pequenos, 1 colher chá de sal, 1 colher de sopa de alecrim e pimenta do reino moída. Mergulhei as tiras de salmão no tempero e deixei marinar por 1 hora.
Reguei um grill elétrico, em temperatura média, com um fio de azeite e dispus o salmão, com uma das partes com cortes para baixo. Reguei com um pouco do tempero e deixei que dourasse. Após alguns minutos virei, reguei com um pouco mais de vinho e deixei dourar.
Servi bem quente acompanhado da salada tropical que fiz com a ajuda da minha mãe: pepino, manga, batata, cenoura e maçã cortados em tiras e tomates cereja e uvas cortados ao meio. As batatas e as cenouras devem ser cozidas. Tempere com uma pitada de sal e salsinha picada.
De primeira eu senti que o salmão não estava com um sabor muito agradável e fiquei desejando que estivesse cru, em um sushi. No entanto, na segunda garfada, percebi o que estava dando um tom amargo ao peixe: uma pequenina camada que fica sob a pele e tem um tom mais escuro que o restante da carne do salmão. Separei essa parte do peixe e lá estava o sabor que tanto aprecio. Magnífico! Agora já sei que devo dedicar mais atenção a essa parte do salmão.
Prato feito. Prato servido. Bon appétit!














Nenhum comentário:

Postar um comentário